Publicidade
Covid -19

Aumento de infecções por Covid-19 preocupa autoridades de saúde no sul do Maranhão

Nos treze municípios da região sul do estado já foram confirmados quase cinco mil casos da doença e 42 mortes.

30/07/2020 08h41
Por: Valber Alves
Fonte: G1
542
Aumento de infecções por Covid-19 preocupa autoridades de saúde no sul do Maranhão
Aumento de infecções por Covid-19 preocupa autoridades de saúde no sul do Maranhão

No sul do Maranhão o pico dos casos de Covid-19 preocupa as autoridades de saúde. Nos treze municípios da região já foram confirmados quase cinco mil casos da doença e 42 mortes.

A região foi uma das últimas do estado a entrar no pico de contaminação pelo novo coronavírus. A cidade de Balsas é a que tem a maioria dos casos, são 2.995 e 27 mortes.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Macrorregional, que atende toda a região está em 100%, mas a direção garante que até o fim da semana a capacidade de internação vai aumentar em 50%, com a instalação de seis novos leitos.

Só em Balsas são quase 3.400 casos suspeitos de Covid-19. São pessoas que aguardam o resultado de exames ou que nem foram testadas ainda.

Com as medidas de distanciamento social em toda a região, a expectativa é que a curva de contágio comece a cair nos próximos 15 dias.

 

"A principal estratégia é continuar com essa orientação permanente à comunidade para que haja essa adesão às orientações epidemiológicas de higienização, uso de máscara, higienização pessoal, o distanciamento e o isolamento. Alguns municípios estão tomando medidas mais drásticas, como o 'lockdown'. Mangabeira já anunciou para a próxima semana estar fazendo (o 'lockdown') e em outros municípios estão pensando em fazer", afirma Giltarlã Lima Araújo, que é gestor da Unidade Regional de Saúde.

 

Ele ressalta que se a comunidade não colaborar, as autoridades públicas terão que ser mais firmes, porque não podem deixar criar uma contaminação sem controle, por causa de algumas pessoas que não obedecem as normas de saúde.

 

"Aqueles espaços que estão proibidos de funcionar e que insistem em querer funcionar, pessoas que desrespeitam. Agindo permanentemente na educação, orientação, mas quando for necessário, também, fazer o uso da lei para inibir os abusos que às vezes a comunidade também faz", destacou o gestor da Unidade Regional de Saúde.

 

Coronavírus no Maranhão

O número de casos confirmados no Maranhão subiu para 115.988, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nessa terça-feira (28). Nas últimas 24 horas, o boletim epidemiológico apresentou mais 1.403 casos no estado. São 2.959 mortes pela doença e 103.994 estão curados.

Sobre as mortes, foram mais 16 confirmadas em dez municípios (veja a lista completa abaixo). Dos novos casos, 111 estão localizados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), um em Imperatriz e 1.291 foram nas demais regiões.

Ao todo, o estado tem 9.035 pacientes em tratamento, sendo que 8.428 cumprem isolamento domiciliar, 360 estão internados em enfermarias e 247 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Até o momento, 5.011 casos seguem sob suspeita no Maranhão. A secretaria afirma que desde o início da pandemia, 254.907 testes para Covid-19 já foram realizados no estado (governo + empresas privadas) e 136.040 foram descartados.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários